EU SOU PORQUE TU ÉS
O lançamento da antologia de textos e ilustrações dos alunos da ESPJAL decorreu no dia 4 de junho, no Polivalente. Os autores e ilustradores trouxeram os seus familiares, para, juntos, ouvirem alguns dos textos publicados, lidos em voz alta pelos autores e receberem um exemplar do livro. A antologia EU SOU PORQUE TU ÉS reúne textos de diversos tipos escritos nas aulas de Português e ilustrações feitas em oficinas dinamizadas pela Biblioteca.
Parabéns aos artistas, aos seus professores e às famílias!
LANÇAMENTO DO LIVRO EU SOU PORQUE TU ÉS
No dia 4 de junho, às 18 horas, no Pavilhão Polivalente da ESPJAL, terá lugar o lançamento do livro EU SOU PORQUE TU ÉS, antologia de textos e ilustrações dos alunos(as) de todos os anos de escolaridade.
Trata-se de um momento em que se pretende valorizar e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos alunos(as), num aplauso coletivo à sua criatividade e talento.
OBJETIVA
O 11G apresentou hoje na biblioteca o produto final do projeto Objetiva, promovido pela professora Maria João Cortegaça. Partindo de fotografias da exposição World Press Photo de 2023, os alunos pesquisaram informação sobre a sua autoria e as situações retratadas. Depois, criaram objetos artísticos em diversas técnicas e poemas sobre as problemáticas em causa. Diversas disciplinas foram envolvidas, desde a Geometria Descritiva à Matemática, passando pelo Português e a Físico-Química. Parabéns aos artistas!
CAFÉ LIBERDADE III
Hoje, o Café Liberdade abriu portas de novo, para mais uma sessão de debate sobre a Liberdade. Desta vez, o 12ºA foi a turma convidada para conversar sobre o tema, enquanto bebia um chá e comia bolachinhas...
TRANCADOS
Celebrar abril na Biblioteca
Hoje, a biblioteca da ESPJAL transformou-se em Escape Room.... Os alunos do nono ano foram seguindo pistas e resolvendo desafios sobre o Estado Novo e o 25 de abril, até encontrarem a chave da biblioteca para escaparem, rumo à Liberdade. Parabéns ao 11º G, que preparou as pistas e desafios, sob orientação da professora de História, Teresa Gomes.
CAFÉ LIBERDADE II
Hoje, o Café Liberdade abriu portas de novo, desta vez, para o 9ºD. Ao som do Zeca Afonso, as conversas fluíram de forma livre e descontraída…
-
O que é, afinal, a liberdade?
-
Como imaginam a vida sem liberdade?
-
O que seriam capazes de fazer para viver em liberdade?
-
Há liberdades mais importantes que outras? Porquê?
-
Somos verdadeiramente livres? O que falta para sermos verdadeiramente livres?
-
É possível evitar uma ditadura? É possível derrubar, de forma ordeira e pacífica, um regime ditatorial e autoritário?
-
Há limites para a liberdade de expressão? Quais? O que poderá acontecer se os tivermos? E se não os tivermos?
Estas e outras questões estiveram em cima da mesa no nosso café, que tornará a abrir para uma turma de 12º ano, em breve.
CAFÉ LIBERDADE
Os alunos de Humanidades do 12º ano inauguraram hoje o Café Liberdade, na biblioteca escolar. Entre chá e bolachinhas, foram partilhando, à mesa do café, as histórias pessoais que um avô, uma tia, um padrinho ou uma vizinha lhes contaram sobre episódios que viveram antes e depois do 25 de abril e durante a Guerra Colonial. De forma rotativa, os alunos foram mudando de lugar, cruzando - se com colegas de outra turma, num diálogo animado, em que passaram o testemunho dos que viveram esse tempo histórico aos colegas. Um agradecimento muito especial a esses contadores de histórias ficou registado no mural do nosso café, no qual se pode ler o nome de todos e cada um.
As toalhas das mesas foram-se enchendo de rabiscos, notas, símbolos, desenhos, palavras, como muitas vezes acontece, nas boas conversas de café.
O café Liberdade volta a abrir portas no dia 8 de maio, para receber alunos do 9º ano...
SPEAKER’S CORNER
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 abril, hoje, o 11E debateu o tema da Liberdade/Censura, dividido em 2 grupos que defendiam posições opostas… Foi este o desafio lançado pelo professor José António Pacheco na aula de Filosofia, ao qual os alunos aderiram de forma entusiástica. Prepararam argumentos, contra argumentos e confrontaram-se na biblioteca, num exercício de verdadeira liberdade de expressão.
RETRATOS DE CAMÕES
No âmbito da disciplina de Educação Visual, a professora Bruna Gomes desenvolveu com os alunos do 9º B, C, D e E um projeto de desenho tipográfico.
A exposição, intitulada "Retratos de Camões", está patente no corredor da biblioteca, junto à exposição comemorativa do V centenário do nascimento de Camões.
DIA da SAÚDE na ESPJAL
Os alunos do quarto ano da EB1 Jorge Mineiro visitaram a biblioteca da ESPJAL e fizeram cartazes sobre hábitos de vida saudáveis, para exporem na sua escola…
Obrigado aos alunos-monitores do nono ano que deram apoio nesta oficina.
PALESTRA SOBRE SAÚDE MENTAL
Hoje, DIA DA SAÚDE na ESPJAL, os alunos de Psicologia do 12º ano refletiram sobre a saúde mental e o estigma associado às doenças mentais…
Numa palestra organizada pela biblioteca e conduzida pelo Dr. António Paiva, psiquiatra e psicanalista, houve espaço para perguntas dos alunos e para um debate em torno das questões psicológicas, sociais e políticas que o tema levanta.
FILOSOFIA PARA NONOS ANOS
Agora foi a vez do 9ºA ficar a conhecer a área do saber que entrará no currículo no décimo ano. O que é a Filosofia, o que acrescenta ao nosso pensamento sobre o mundo, que questões suscita e que respostas (não) dá… Foi mais um debate animado na biblioteca da ESPJAL, dinamizado pelo professor José António Pacheco.
CRIANÇAS INVISÍVEIS
No âmbito da disciplina de Economia, o 11ºE debateu, hoje, na biblioteca da ESPJAL, o tema da adoção de crianças. Partindo do livro de Patrícia Reis com o mesmo título, os alunos foram partilhando a sua leitura de cada capítulo com os colegas, ao mesmo tempo que iam conversando sobre os obstáculos, expectativas e desafios com que lidam os adultos e as crianças envolvidos nesse processo tão complexo. Que experiências vivem os adultos que querem adotar uma criança? Qual a intervenção do Estado? Que avaliação é possível fazer das instituições envolvidas? Quais os direitos da criança que devem, a todo o custo, ser salvaguardados? Estas e outras questões animaram o debate desta manhã, conduzido pela professora Paula Santos.
FILOSOFIA PARA NONOS ANOS
Decorreu na biblioteca mais uma sessão desta atividade, que tem como objetivo despertar o interesse pela Filosofia, disciplina que os alunos envolvidos terão no próximo ano letivo… Hoje, foi a vez do 9º. B. Muitas questões e poucas respostas, como é habitual nas boas conversas filosóficas.
OFICINAS DE ILUSTRAÇÃO
Na bilioteca da ESPJAL decorreu mais uma sessão das Oficinas de Ilustração destinadas a produzir desenhos para a antologia de textos dos alunos EU SOU PORQUE TU ÉS, que será lançada no final do ano letivo. Os textos e ilustrações do livro terão como autores alunos de todos os anos de escolaridade.
VISITA AO ALJUBE
No dia 5 de março, o 11ºA foi conhecer o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, numa visita organizada pela Biblioteca da ESPJAL, no âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril.
Os alunos viram e ouviram provas e testemunhos sombrios, sobre tortura, abusos, violência e desespero, num espaço que tem por missão preservar as terríveis memórias do Estado Novo e que nos levam a valorizar ainda mais a Liberdade...
TINTIN NA ESPJAL
Ontem, na biblioteca da ESPJAL, o 7º.A ficou a conhecer melhor o universo de Tintin, um dos mais famosos heróis de banda desenhada de todos os tempos… Numa sessão dinamizada por uma aluna da turma, em parceria com a equipa da biblioteca, os alunos contactaram com as personagens e álbuns deste herói de Hergé. As aventuras do jovem repórter e detetive têm deliciado diferentes gerações de fiéis leitores…
A sessão terminou com uma atividade de exploração em grupo de algumas pranchas e respetivos álbuns.
Em Educação visual, será dada continuidade ao trabalho iniciado nesta oficina.
FILOSOFIA PARA NONOS ANOS
​
O que é a Filosofia? Para que serve? Que questões levanta? Como modifica o nosso modo habitual de pensar?
Estas são algumas perguntas que os alunos do 9ºD trouxeram para o debate desta manhã, na biblioteca, e às quais o professor José Pacheco foi dando resposta, numa reflexão conjunta com os alunos.
INDICE MÉDIO DE FELICIDADE
​
Ontem, 22/2/2024, numa atividade conduzida pela professora Paula Santos, os alunos do 12º D reconstituíram em conjunto o livro Indice Médio de Felicidade, de David Machado, índice que tem como base a pergunta “Numa escala de 0 a 10, quão satisfeito te sentes com a tua vida?”
A ideia de felicidade, associada a diversos conceitos de Economia, foi objeto de um vivo debate: de que depende a nossa felicidade? De fatores económicos? De outros fatores? Que escolhas fazemos em busca da felicidade? Quais os critérios para essas escolhas? Estas são algumas das questões que o livro de David Machado levanta e em torno das quais se desenvolveu a reflexão…
PEQUENO-ALMOÇO COM DESCARTES
​
Dia 22/2/2024, de manhã, na biblioteca…
A partir do livro Pequeno-almoço com Sócrates, de Robert R. Smith, o 11º E desenvolveu uma discussão filosófica, entre chá e bolachinhas, sobre a dúvida metódica, a (in)certeza da existência humana, o sentimento de si e muito mais…
Numa conversa animada, o professor José Pacheco conduziu os alunos à reflexão sobre a importância de PENSAR e DUVIDAR.
PALAVRAS COM MÚSICA
Poesia e música na biblioteca…
Ontem, 21 de fevereiro, os alunos de diversas turmas do 8º, 10º, 11º e 12º anos participaram num sarau poético, em que leitura foi acompanhada de música…
Leram textos da sua autoria sobre Bullying, Saúde Mental, Educação Alimentar, Comportamentos Aditivos e também poemas do século XX. Uns tocaram instrumentos musicais, outros trouxeram música de fundo no telemóvel…
Uma manhã em que a música e a poesia se casaram, num evento em que os alunos foram os protagonistas, orientados pelas professoras Maria João Lima, Ana Oliveira, Ana Louro e Maria José Marques.
DESCOBRE AS DIFERENÇAS
Chegou o momento de mostrar os trabalhos produzidos pelos alunos nas Oficinas de Banda Desenhada “Marinheiro, de que lado estás?”, promovidas pela Biblioteca da ESPJAL… A iniciativa deu a conhecer o universo de Corto Maltese, o famoso herói criado por Hugo Pratt, aos alunos de Artes Visuais do 11º e 12º anos. Após uma palestra sobre o tema, foi lançado o desafio de recriar o texto e os desenhos de diversas pranchas dos álbuns “Fábula de Veneza” e “As Célticas”.
Os trabalhos expostos surgiram no âmbito da articulação entre dois projetos relevantes na ESPJAL: o aLeR+ e Melhor e o Viagens com Alma – Veneza: Magia Flutuante.
A exposição, patente no Polivalente a partir de dia 8 de fevereiro, apresentará as pranchas originais e as recriações, deixando ao espetador o desafio de descobrir as diferenças…
CAMÕES E CONTEMPORÂNEOS
CELEBRAR CAMÕES NO V CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO
EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DA ESPJAL
​
Não é certo o ano do nascimento de Luís de Camões – 1524? 1525? – nem isso será de grande importância, se o que conta é celebrar. Antecipando-nos ao início das comemorações oficiais dos 500 anos do seu nascimento, que decorrerão a partir do dia 10 de junho, queremos com esta Exposição homenagear o Poeta, nome maior da cultura portuguesa e europeia do Renascimento.
Lembramos versos, muito poucos, face à vastidão da obra, e damos conta da forte e prolongada presença que obra e vida têm noutros escritores, noutros artistas. Atravessa os tempos e vem até aos nossos dias, profusamente na poesia lírica, mas também no drama e no romance. Não espanta igualmente ver o Poeta representado na pintura, aguarela, gravura ou serigrafia, na escultura ou no mural, na música, no teatro e no cinema, e também na B.D., na filatelia e na medalhística. Também não estranhamos escutar ou ler versos e expressões suas nos discursos oficiais e comunicações, nos títulos da imprensa e na publicidade e mesmo em conversas do quotidiano.
Muito fica por ler e por ver, desde logo a sua poesia. Que esta breve mostra desperte nos visitantes a vontade de a conhecer melhor.
No pavilhão da Biblioteca.
3 POETAS
No âmbito da comemoração do centenário de 3 poetas maiores do século XX, fechamos o ano com chave de ouro.
Dia 13, às 11:20h, a professora Elisa Costa Pinto virá conversar com os alunos do 12 ano sobre Natália Correia, Mário Cesariny e Eugénio de Andrade.
PREGAR AOS PEIXES
No ano passado, os alunos do 11º ano da professora Maria João Lima fizeram uma experiência muito interessante: após o estudo do “Sermão de Santo António aos Peixes”, e recorrendo a características marcantes da linguagem e estilo de António Vieira, redigiram textos dirigidos a animais marinhos, apontando-lhes os seus vícios. A alegoria ao serviço da crítica ao comportamento condenável do indivíduo atual.
No dia 16 de novembro, estiveram na Biblioteca, pregando eloquentemente aos seus colegas peixes do 11º F, que os escutaram com toda a atenção.
3,2,1… LANÇAR SONDA NA BIBLIOTECA!
​
Ontem, os alunos do 7C lançaram sondas na biblioteca!
Começaram por saber mais sobre a observação do Universo, por exemplo, sobre telescópios, observatórios e sondas…
Depois, participaram num jogo sobre os poemas e ilustrações do livro PÓ DE ESTRELAS, de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas…
A tarde terminou de forma divertida com um desafio que consistia em construir um trem de aterragem para uma sonda (um ovo). Ganhou o jogo a equipa que conseguiu que a sonda não se partisse ao embater no solo, tendo gasto menos dinheiro na construção do equipamento.
MARINHEIRO, DE QUE LADO ESTÁS?
Os últimos tempos da manhã de dia 13 de novembro foram dedicados a um misterioso herói da BD: os alunos de Artes do 12º ano ficaram a conhecer o universo de CORTO MALTESE e, em seguida, tiveram oportunidade de eles próprios serem co-autores dessa fascinante banda desenhada de Hugo Pratt.
ver +
PARAR PARA LER
A ESPJAL PAROU PARA LER
“Em toda a parte onde houver gente, toda a gente vai estar dentro do silêncio, a ler”
Há já catorze anos, no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, o PARAR PARA LER assinala simbolicamente o envolvimento de todos - direção, professores, alunos, assistentes - na concretização do grande objetivo de promover o gosto pela leitura.
Desta vez, foi no dia 25 de outubro.
FEIRA DO LIVRO
CÁPSULA DO TEMPO
Invocando o escritor Ferreira de Castro, que nos deixou uma misteriosa caixa que só será aberta em 2050 (de acordo com a sua vontade), fizemos uma cápsula do tempo para cada turma do 7º ano, que ficará guardada e selada na Biblioteca e que só será aberta pelos alunos no final do 9º ano.
A ideia é, nessa altura, abrir a caixa e fazer com os alunos uma reflexão pessoal e coletiva sobre o percurso efetuado no 3º ciclo e sobre o(s) seu(s) projecto(s) de vida.
EM BUSCA DE UM LIVRO
Com o objetivo de apoiar os alunos na escolha de um livro para o seu Projeto de Leitura, as turmas do 10º ano foram convidadas a participar numa Oficina de Leitura, que passa pela exploração da informação paratextual contida em livros pertencentes à coleção da biblioteca.
Pretende-se, assim, que os alunos façam escolhas mais conscientes e informadas dos livros e que conheçam a coleção que a Biblioteca põe ao seu dispôr.