Será pelo acordar de memórias infantis, será pela matéria musical das palavras e cadências, o certo é que, infalivelmente, a leitura em voz alta envolve e seduz, captura a atenção do mais irrequieto, desperta curiosidade mesmo no que diz que “não gosta de ler”.
Confirmámo-lo, de novo, nas breves e simpáticas invasões semanais das aulas de Biologia do 11º C – obrigada, Ana Cassiano! – onde lemos contos do galego Agustin Fernandez Paz, continuando a experiência iniciada no ano passado, sempre com a participação da professora Luísa Fragoso.
EM TORNO DE CESÁRIO, com ANTÓNIO CARLOS CORTEZ
A poesia de Cesário Verde ocupou a lição do poeta, professor e ensaísta António Carlos Cortês, que encerrou as atividades da Biblioteca deste ano.
O 12º B e o 12º C tiveram oportunidade de reencontrar o poeta do século XIX e de ver estabelecidas, irradiando do poema “Contrariedades”, pontes diversas com os seus contemporâneos, bem como com a poesia de Fernando Pessoa, cujo heterónimo Álvaro de Campos assim se lhe referia: ”E que misterioso o fundo unânime das ruas/Das ruas ao cair da noite, ó Cesário Verde, ó Mestre/ó do “Sentimento de um Ocidental”.
GUERNICA, com ELISA COSTA PINTO
Nenhum dos alunos e professores presentes no auditório, na passada sexta-feira, olhará Guernica com o mesmo olhar.
Depois da extraordinária leitura feita pela professora Elisa Costa Pinto, cada detalhe do quadro de Picasso ganhou novo relevo, gritou com redobrada intensidade a sua denúncia e condenação. Devidamente enquadrada no contexto da Guerra Civil de Espanha, da vida e obra do pintor e no da História da Arte ocidental, a pintura encomendada pelo governo republicano para figurar na exposição internacional de Paris foi analisada do ponto de vista da composição, das referências, dos elementos, dos caminhos simbólicos para que pode apontar.
No final, a leitura de outra leitura, do poema “Descrição da Guerra em Guernica” do grande e pouco lembrado Carlos de Oliveira e a noção clara de que, oitenta anos depois, a cruel atualidade de Guernica permanece.
O GRANDE LIVRO DOS LIVROS na CESÁRIO VERDE
O segundo capítulo de O GRANDE LIVRO DOS LIVROS foi escrito na E. B. Cesário Verde, na turma do 4º ano da professora Ana Cristina Pereira.
Depois de O CUQUEDO, de Clara Cunha e Paulo Galindro, que levámos no ano passado à Gil Vicente, escolhemos OS FIGOS SÃO PARA QUEM PASSA, de João Gomes Abreu e Bernardo P. Carvalho. Uma bela história, que fala das coisas boas, dos prazeres de esperar por elas e de as dividirmos, para ler (com os olhos e os ouvidos, como alguém diria).
A Beatriz, o João (10º B) e o Igor (12º F) tiveram a leitura a seu cargo, coadjuvados pelas professoras Ana Cristina e Paula Fonseca.
A expressão plástica foi, como sempre, conduzida pela professora Maria João Cortegaça, com o apoio da professora Adélia Simas.
“Quando é que vêm outra vez?” – a pergunta-resposta!
Última nota – os professores do 1º ciclo são uns heróis: imaginam o que é ter 26 (!!!!) pequenos, deliciosos, divertidos, espontâneos, mas eléctricos seres numa sala?
UMA ESPÉCIE DE CADAVER ESQUISITO
“A Viajante que se apressava com todo o vagar” ou Viva a imaginação!
A partir do dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, a ficção nacional e internacional conta com mais um conto no seu património, sendo seguramente dos raros, talvez mesmo o único, a ter a assinatura de 13 (treze…!) autores.
Como prometido, foi finalizada a história de “ A viajante que se apressava com todo o vagar”, missão brilhantemente cumprida pelos alunos do 11º C. Mais do que prometido, eis que se apresentam não apenas um, mais dois desfechos diferentes, dos quais cada leitor escolherá o que entender.
Ou não.
"OS MEUS LIVROS", no 25 DE ABRIL
A sessão de “Os meus livros” dedicada à comemoração do 25 de Abril reuniu na Biblioteca ao alunos das turmas B e F do décimo ano, acompanhadas pelos professores Adélia Simas e José António Pacheco, que também foi um dos dinamizadores.
Os livros apresentados, DESTE VIVER AQUI NESTE PAPEL DESCRIPTO e OS CUS DE JUDAS, de António Lobo Antunes, O RETORNO, de Dulce Cardoso e NÓS MATÁMOS O CÃO TINHOSO, de Luís Bernardo Honwana, refletiram a tónica colocada em dois dos bens maiores alcançados com a Revolução: o fim da Guerra Colonial e o fim da Censura.
DIA MUNDIAL DO LIVRO
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Este ano associa-se às comemorações dos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.
O cartaz, um cartoon com conceção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio, pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena.
ENCONTRO COM DANUTA
Muitos alunos do AELAVQ tiveram nos dois últimos dias animadíssimas conversas com Danuta Wojciechowska e de novo se encantaram com as suas ilustrações.
O encontro com a artista, nas EBs Noronha Feio, de Tercena e Narcisa Pereira, foi preparado com o cuidado que as ocasiões especiais devem merecer, pelas professoras, educadoras e professoras bibliotecárias: a ler, a olhar e, finalmente, a desenhar.
Obrigada, Danuta!
​
DE VERSOS ROUBADOS
Uma mesa posta, uma ementa imensamente variada: poemas longos, breves, portugueses, estrangeiros, contemporâneos, antigos, rimados ou não. Poemas de amor, de saudade, de sentir e de pensar.
Ler os poetas, roubar-lhes versos e, com eles, inventar novos poemas.
Festejámos assim na Biblioteca o dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia.
​
PESQUISANDO
Com a participação de todas as turmas do 8º ano, o jogo ainda a decorrer envolve pesquisa sobre múltiplas áreas, repartida entre a Web e os livros e revistas da Biblioteca.
A leitura atenta das perguntas é uma das qualidades a exigir dos jogadores, sem a qual muitas pistas são ignoradas, impedindo a resposta correta e completa.
Saber desembaraçar-se no espaço da Biblioteca, escolher bem as palavras-chave para uma pesquisa eficaz, gerir a distribuição de tarefas entre os elementos do grupo, são outras das vantagens que poderão conduzir aos vencedores.
Em breve anunciaremos os seus nomes.
RECORTAGEM DE MITOS
“Recortagem de Mitos” foi a designação escolhida pelas professoras Adélia Simas e Maria João Cortegaça para uma atividade desenvolvida no 7º E, a partir da abordagem da mitologia clássica, que passou por etapas diversas e complementares:
I – LEITURAS EM VOZ ALTA de excertos d’ A ODISSEIA, de Homero (adap. De Frederico Lourenço)
II – PESQUISA ORIENTADA, em livros e na Web, de informação sobre o mito escolhido por cada aluno
III – RETRATOS DE MITOS, combinando a colagem e o desenho.
​
VENCEDORES DE 2016
​
Parabéns aos vencedores da última edição dos jogos “Pesquisando” (8º ano) e “À Descoberta dos Livros” (7º ano)!
QUEM LÊ UM CONTO
Com a montagem da Exposição patente no corredor da Biblioteca foi concretizada a última etapa do projeto que o 12ºF desenvolveu em Oficina de Artes, em colaboração com a disciplina de Português.
Escolhidos (ver +) e apresentados (ver +) os livros, cada leitor fez um conjunto de ilustrações, como se pode perceber na vitrine de topo, que originaram os painéis coletivos agora expostos.
Muitos parabéns ao 12ºF e às professoras Maria João Cortegaça e Irene Fonseca, pelo feliz encontro da Literatura com a linguagem plástica que fizeram acontecer!
RODA DE LIVROS DO 10ºB
As últimas aulas de Português do 10º B puseram em movimento mais duas "Rodas de Livros".
Na Biblioteca, no meio dos livros, todos sentados, a apresentar e a escutar testemunhos de leitura.
SHAKESPEARE
O projeto aLer+ e o Grupo de Inglês associaram-se para celebrar William Shakespeare.
O 4º centenário da morte do genial poeta e dramaturgo foi assinalado com a leitura de poemas, em inglês e português (nas versões de Vasco Graça Moura e Carlos de Oliveira), por alunos do 11º B e do 11º E. O professor João Pedro Secca trouxe música do período isabelino e, no final, o Gonçalo fez uma notável apresentação sobre a vida e a obra do criador de Romeu e Julieta.
OUTUBRO - Mês Internacional das Biblotecas Escolares
NO MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES (clicar para ver +)
-
foi criado um novo cartaz, com assinatura da professora Maria João Cortegaça
-
4 turmas do 7º ano andaram “À Descoberta dos Livros”, na habitual visita dos novos alunos à Biblioteca 7ºA - 7ºC - 7ºD - 7ºF
-
2 turmas do 8º ano foram acompanhados na escolha de livros – ficção juvenil – pela professora de Português e pela professora bibliotecária 8ºD
-
"LEITURAS EM VOZ ALTA"
-
do conto “A Carta”, da autoria do tenente Pina de Morais por 4 turmas do 9º ano
-
do conto "A Menina dos Fósforos", pelo 8ºF
-
-
A turma de artes do 12º ano concretizou as primeiras etapas do projecto interdisciplinar “Quem lê um conto…”:
-
distribuição de livros para o Contrato de Leitura, em Português - “As escolhas do 12º F”
-
Em Oficina de Artes, criação, por cada aluno, de 3 composições, em diálogo com o livro, usando técnica mista (desenho, colagem e pintura) - “Ilustrações do 12º F”
-