ACONTECEU NA BIBLIOTECA
Entre 2009 e 2013 alimentámos entusiasticamente o blogue
A PÁGINAS TANTAS
A PÁGINAS TANTAS era o boletim da Biblioteca que, desde Dezembro de 1997, tinha como principal objectivo dar conta das actividades de animação. Inicialmente trimestral e ligado ao projecto de promoção da leitura e da escrita então implementado, é actualmente uma publicação anual. Em 2006 publicámos o último boletim em papel, A PÁGINAS TANTAS
DANIEL MUNDURUKU – O ESCRITOR ÍNDIO NA NOSSA ESCOLA
SABER+ (PÁGINAS TANTAS)
Tal como tínhamos anunciado, realizou-se, no dia 25 de Janeiro, às 10h30, a Conferência com o escritor brasileiro Daniel Munduruku, no âmbito da I Jornada Luso-Brasileira de Literatura para Crianças e Jovens, promovida pela Faculdade de Letras de Lisboa. Fica aqui o registo desta inesquecível sessão.
A faixa colocada no exterior, desde o dia 17 de Dezembro, dia do 30.º aniversário da Escola, continua a suscitar a curiosidade de todos os que por aqui passam.
Concebida pelas professoras de Artes, Ana Cristina Marques e Maria João Cortegaça, exibe uma fotografia colhida no dia do “Parar para Ler” e vincula a Escola, de uma forma oficial, colectiva e pública, ao projecto aLeR+.
Aos 30 anos, a ESLAV, agora ESPJAL, assume, com orgulho, um desígnio antigo: ser uma Escola promotora da leitura.
A Gradiva OFERECEU LIVROS À ESPJAL
A editora Gradiva, na sequência do contacto estabelecido pela Direcção, associou-se generosamente às comemorações do trigésimo aniversário da Escola, com a oferta de tantos livros quantos os alunos, professores e funcionários que dela fazem parte.
A distribuição iniciou-se simbolicamente no dia 18 de Dezembro, com a entrega de um exemplar aos delegados de turma, coordenadores e delegados de grupo e a um representante dos funcionários.
Ao editor, o reconhecimento do aLer+.
No dia 11 de Fevereiro, o 10.ºB realizou, na Biblioteca, a 1.ª de uma série de sessões dedicadas à troca de impressões de leitura. Foi uma sessão muito participada, de conversa entusiástica e divertida sobre 7 livros da literatura universal.
-
A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafón
-
O Carteiro de Pablo Neruda, de Antonio Skármeta
-
Siddhartha, de Hermann Hesse
-
Por Quem os Sinos Dobram, de Ernest Hemingway
-
Diário de Anne Frank, de Anne Frank
-
As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley
-
As Dez Figuras Negras, de Agatha Christie
Renovando a experiência de 18 de Dezembro, integrada na comemoração do aniversário da escola, a sessão, desta vez realizada na Biblioteca, juntou poemas de Mário Cesarinny, Pablo Neruda, Ary dos Santos, Sophia, Ramos Rosa, Camilo Pessanha, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade. Música brasileira e portuguesa, em flauta, clarinete, guitarra e voz. Reuniu alunos do 10º C, 11º F, 12ºB, com o apoio dos professores João Paulo Coelho e João Pedro Secca.
No dia 24 de Fevereiro, a poesia chegou, mais uma vez, à Biblioteca e, com ela, a emoção. Marta Chaves, escritora, psicóloga clínica e ex-aluna da Escola, esteve presente para apresentar o seu livro onde não estou, tu não existes, com a chancela da “Tea for one”. Foram muitos os presentes – alunos, professores, funcionários, pais, membros da comunidade – que escutaram a palavra poética de Marta, e a sua evocação da Escola que a “viu nascer”.
Lançado em Setembro, no teatro “A Barraca”, o livro está prestes a esgotar a 2.ª edição.
No dia 9 de Março, o 10ºB fez a 2ª roda de Livros na Biblioteca. Desta vez foram apresentados 3 títulos da literatura juvenil e 3 de âmbito autobiográfico.
-
Só Resta Amor, de Agustín Fernández Paz
-
E Dizer-te uma Estupidez Qualquer, Por Exemplo, Amo-te, de Martín Casariego Córdoba
-
Adrian Mole e as Armas de Destruição Maciça, de Sue Towsend
-
Um Leão Chamado Christian, de Anthony Bourke
-
A Criança Que Não Queria Falar, de Torey Hayden
-
A Menina Que Nunca Chorava, de Torey Hayden
Saber+ (A PÁGINAS TANTAS)
-
No dia 17 de Março, fomos com 12ºB ao Centro de Arte Manuel de Brito, onde vimos a exposição de Bartolomeu Cid dos Santos e fizemos uma Oficina Criativa.
-
Ponto de partida: um quadro e um verso de Fernando Pessoa.
Integrada nas comemorações do 30.º aniversário da ESPJAL, esteve patente, no polivalente, uma exposição de CRISTINA ATAÍDE, prestigiada artista plástica que foi professora na nossa escola. A inauguração teve lugar no dia 13 de Abril e foi sobretudo um passeio de amigos pela obra da artista que, numa muito viva e informal visita guiada, nos deu a conhecer a génese de algumas peças, a história de outras, o significado simbólico ou o processo criativo de outras ainda.
Retivemos as palavras de um texto seu que transcrevemos:
“Tudo tem a ver com o VER. Ver com atenção. Deixar-se seduzir com o que nos rodeia. Testar os limites da nossa percepção. Como podemos entrar dentro das coisas, através da visão? Transportarmo-nos para o interior delas? Contaminarmo-nos por elas... tornarmo-nos nelas próprias?”
No dia 14 de Abril teve lugar, no Palácio dos Aciprestes, um Serão Romântico, em homenagem a Alexandre Herculano, Chopin e Shumann, cujo bicentenário do nascimento se comemora este ano.
Um repertório de música do Romantismo foi interpretado pelos pianistas João Rio, Sofia Vieira e Manuela Fonseca e pela violinista Anabela Borges. Um grupo de alunos, dirigidos pela professora Paula Fonseca, disse poemas de Victor Hugo, Keats, Goethe, Emmerson, Castro Alves, Almeida Garrett e Alexandre Herculano.
A perfeição das execuções musicais, o tom sóbrio mas encantatório das vozes poéticas, o elegante desenho da escadaria, a lareira acolhedora, as amplas aberturas para o verde do jardim, a chuva de fim de tarde na luz coada das estáruas, tudo foi convocado para a magia de um momento inesquecível.
POEMAS + IMAGENS
Os alunos do 8ºE, coordenados pela professora Maria João Cortegaça, em Educação Visual, em colaboração com o professor Francisco Morais, em TIC, gravaram em DVD a leitura de poemas, criando para cada um a ilustração que figura na respectiva capa. Um outro DVD, simpaticamente oferecido à Biblioteca, reúne todas as leituras e imagens. Contacto com o livro e com a Biblioteca, escolha pessoal, leitura expressiva, criação plástica, iniciação na realização audiovisual, contributo individual para um projecto colectivo – diversos caminhos convergiram para esta actividade, tão original e tão bem sucedida.
As ilustrações estão expostas na vitrina junto à Papelaria, até ao final do ano.
Entre 19 e 29 de Abril – para englobar o Dia Mundial do Livro, que se comemora a 23 - o Polivalente recebeu a Grande Exposição aLer+, apresentação plástica de centenas de textos de apreciação crítica, realizados pelos alunos do Básico e do Secundário, na disciplina de Português.
Percorrida vezes sem conta por visitantes encantados com imagens múltiplas e de inesperada beleza, que eles próprios, fazendo diferentes caminhos, ajudavam a compor, na exposição agitavam-se páginas e páginas, brancas em reflexos de variadas leituras e inúmeros cambiantes da luz primaveril, aqui e ali pinceladas pelo belo azul que já todos associamos ao lugar dos livros. Um caleidoscópio singular e irrepetível, que as fotografias só palidamente conseguem ilustrar.
A concepção e coordenação estiveram a cargo da professora Maria João Cortegaça.